Skip to content
Secureway
Bandeira dos Estados Unidos Bandeira da Espanha
Secureway
  • HOME
  • A SECUREWAY
    • Quem Somos
    • Clientes
    • Parceiros
    • Casos de Sucesso
    • Trabalhe Conosco
  • SOLUÇÕES
    • Cloud
    • Continuidade do Negócio
    • Proteção de Informação
    • Transformação do Negócio
    • Wireless
  • SERVIÇOS
    • Consultoria
    • Gestão de Segurança
    • Governança e Continuidade de Negócios
    • Monitoramento
    • Outsourcing
    • Resposta a Incidentes
    • Smart-NOC
    • Soc
    • Suporte Especialista
    • Gerenciamento de Endpoints
    • Segurança Ofensiva
    • Proteção Contra Riscos Digitais (DRP)
  • BLOG SW
  • Área do Cliente
  • Fale Conosco
Bandeira dos Estados Unidos Bandeira da Espanha
SECUREWAY

Riscos de segurança ao vender dados biométricos: A ameaça invisível da íris

HomeSECUREWAYRiscos de segurança ao vender dados biométricos: A ameaça invisível da íris
  • admin
  • No Comment

Riscos de segurança ao vender dados biométricos: A ameaça invisível da íris

A comercialização de dados biométricos e os perigos ocultos

A crescente digitalização trouxe inúmeras vantagens para a segurança e identificação de usuários, mas também abriu espaço para riscos graves. Entre os dados biométricos mais sensíveis, a íris tem sido um dos alvos mais visados por criminosos cibernéticos e empresas que lucram com a comercialização de informações pessoais. O problema central é que, ao contrário de senhas ou cartões de acesso, a íris de uma pessoa não pode ser alterada ou substituída em caso de vazamento.

O perigo da comercialização de dados biométricos

A venda de dados biométricos, incluindo a íris, tem crescido em diversas indústrias, especialmente na autenticação de identidade digital e em sistemas de controle de acesso. No entanto, a comercialização desenfreada dessas informações levanta questões críticas:

• Uso indevido e fraudes: Dados biométricos podem ser utilizados por cibercriminosos para fraudes bancárias, clonagem de identidade e até mesmo espionagem corporativa.

• Vazamentos irreversíveis: Uma vez que a íris de um indivíduo é exposta, não há como “resetá-la”, tornando a vítima permanentemente vulnerável.

• Riscos de manipulação: Sistemas baseados em reconhecimento biométrico podem ser enganados por deepfakes avançados e modelagem 3D da íris.

Um estudo da Electronic Frontier Foundation (EFF) alerta que a comercialização desses dados expõe os usuários a riscos permanentes, pois diferentemente de uma senha que pode ser trocada, um dado biométrico comprometido coloca em risco todas as formas futuras de autenticação associadas a ele.

Como os dados biométricos podem ser usados contra você?

De acordo com uma pesquisa da Carnegie Mellon University, os sistemas de reconhecimento da íris podem ser enganados por hackers que utilizam inteligência artificial para reconstruir padrões biométricos e burlar mecanismos de segurança. Além disso, governos e empresas que armazenam essas informações sem padrões rígidos de proteção se tornam alvos fáceis para ataques cibernéticos massivos.

Casos recentes, como o vazamento de dados biométricos de milhões de pessoas em bancos de dados governamentais, demonstram que as consequências desse tipo de exposição podem ser devastadoras, incluindo roubo de identidade em larga escala e até mesmo vigilância não autorizada.

Leia também: Guia prático para a gestão de vulnerabilidades corporativas

Medidas para proteger seus dados biométricos

A SECUREWAY recomenda que empresas e usuários finais adotem práticas rigorosas para garantir a segurança dos dados biométricos, especialmente da íris. Algumas medidas incluem:

• Criptografia avançada: Utilizar algoritmos robustos para armazenar e proteger os padrões biométricos, reduzindo o risco de exposição em caso de invasão.

• Autenticação multifator (MFA): Não confiar exclusivamente na biometria, mas combiná-la com outras formas de autenticação, como tokens e senhas dinâmicas.

• Auditorias e conformidade: Empresas que lidam com dados biométricos devem seguir padrões internacionais como a ISO/IEC 24745, que estabelece diretrizes para a proteção de informações biométricas.

• Sensibilização e transparência: Usuários devem ser informados sobre como seus dados estão sendo coletados, armazenados e protegidos, além de terem a opção de revogar consentimentos.

A comercialização de dados biométricos, especialmente a íris, representa um risco crescente à privacidade e segurança das pessoas e empresas. Proteger essas informações não é apenas uma necessidade técnica, mas uma responsabilidade ética.

Consulte agora um especialista

BLOG SW

Case SW: Como a SECUREWAY protegeu o trabalho remoto de uma indústria com operações distribuídas

Deepfakes e cibersegurança: como proteger sua empresa contra golpes com áudio e vídeo falsificados

Zero Trust na prática: estratégia essencial para a segurança corporativa moderna

Tags:Biometria Cibersegurança dadosbiométricos privacidade Segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de uma década de experiência em cibersegurança e infraestrutura aliadas à inteligência e tecnologia de ponta. Equipe altamente qualificada e treinada, as melhores ferramentas do mercado e serviços especializados para oferecer soluções e projetos totalmente personalizados.

Navegue

  • Inicio
  • Quem Somos
  • Nossos clientes
  • Nossos parceiros
  • Trabalhe conosco

Saiba mais

  • Soluções
  • Serviços
  • BlogSW

Contato

  • Fale conosco
  • Área do Cliente

Saiba mais

Youtube Instagram Facebook Linkedin
  • São Paulo (SP)
    Alameda Santos, 2326 - cj. 11 e 12
    Cerqueira Cesar– 01418-200
  • Fortaleza (CE)
    Av. Desembargador Moreira, 1300, cj. 1107/1109 - Aldeota - 60170-002
  • Vitória (ES)
    Rua Constante Sodré, 750 - Cj. 1102/1103 Santa Lucia - 29056-310
2026 © Todos os direitos reservados SECUREWAY
Desenvolvido por: RSG Tecnologia
error: O conteúdo está protegido !!
Utilizamos cookies para garantir que lhe proporcionamos a melhor experiência no nosso website. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.