Qual é o papel da IA na análise de logs?
O FortiSIEM, solução focada no gerenciamento de eventos e informações de segurança, tem evoluído a partir da integração com elementos da Inteligência Artificial. Saiba mais
Dentre a quantidade massiva de dados gerados por sistemas, aplicativos e dispositivos de empresas, os logs — registros detalhados das atividades e eventos que ocorrem em um sistema — são parte da monitorização da segurança, na solução de problemas e na otimização do desempenho.
No entanto, à medida que a quantidade desses eventos continua a crescer exponencialmente, a tarefa dos times de cibersegurança de analisá-los de forma eficaz tornou-se cada vez mais desafiadora.
Neste conteúdo do #blogSW, entenda de que forma a Inteligência Artificial (IA) atua neste cenário.
Capacitação de algoritmos de Machine Learning
É verdade que a IA revolucionou a forma como as empresas lidam com a análise de logs, fornecendo soluções avançadas para lidar com a complexidade e a escala dos dados.
Logo, uma das principais maneiras pelas quais a Inteligência Artificial é utilizada nesse caso é por meio de algoritmos de Machine Learning (ML) e técnicas de processamento de linguagem natural.
Tais algoritmos são capazes de identificar padrões, anomalias e tendências nos logs – o que permite que as equipes de segurança detectem ameaças cibernéticas, como ataques de malware e intrusões de hackers, de forma mais rápida e precisa.
Automação de tarefas manuais
Além disso, a IA pode automatizar muitas das tarefas manuais envolvidas na análise de logs, acelerando o tempo de detecção e resposta a incidentes de segurança. Por exemplo, os sistemas de IA podem classificar e priorizar os eventos de acordo com sua gravidade e relevância, de forma que as equipes de segurança foquem seus esforços nas ameaças mais críticas primeiro.
E a ação não apenas aumenta a eficiência das operações de segurança, mas também reduz o risco dos danos causados por ataques cibernéticos.
Afinal, a IA já é uma plena realidade e não há como negar: cerca de 41% das empresas brasileiras utilizam ativamente a tecnologia, estimando que ela contribuirá para aumentar em US$ 15,7 trilhões o PIB até 2030, segundo pesquisas da IBM.
Incorporada para orientar e turbinar as ações dos analistas do FortiSIEM, da Fortinet, durante a investigação de incidentes, resposta, caça a ameaças em auxílio às empresas, a IA também cria relatórios avançados e simplifica o fluxo de trabalho dos analistas.
Insights valiosos
A IA ainda auxilia as empresas no tratamento e reconhecimento de dados, a encontrar fontes de Big Data, no reconhecimento de padrão e em análises preditivas, além de extraírem insights valiosos dos logs que podem ser usados para melhorar a eficiência operacional e a tomada de decisões.
Isso porque algoritmos de IA identificam referências de uso de recursos que indicam oportunidades de otimização de desempenho ou identificar tendências de comportamento do usuário que possam ser usadas para personalizar a experiência do cliente.
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Desafios
No entanto, apesar de seus muitos benefícios, a IA na análise de logs não está isenta de desafios e preocupações. Um deles é garantir a precisão e a confiabilidade dos resultados produzidos pelos algoritmos de IA, especialmente em ambientes complexos e em constante mudança.
Além disso, há preocupações sobre a privacidade e a segurança dos dados, principalmente quando se trata de lidar com logs que contêm informações sensíveis dos usuários.
Por isso, é importante abordar tais tecnologias seguindo todas as especificações de compliance, considerando os desafios e preocupações associados ao seu uso. Com a abordagem certa, a IA pode ser uma aliada contra as ameaças cibernéticas e na busca pela excelência operacional corporativa.
A integração do SIEM ao SOC da sua empresa adiciona diversos benefícios e inteligência na detecção e resposta às ameaças, além de regras de correlação simples, pesquisas e relatórios de conformidade.