Como o gerenciamento de identidade e acesso (IAM) intensifica a cibersegurança do seu negócio?
A implementação do IAM é uma estratégia que impulsiona segurança, conformidade e eficiência operacional dos negócios.
O gerenciamento de identidade e acesso (IAM) tem como principal objetivo garantir a gestão e o controle de autenticação e autorização dos usuários aos sistemas da empresa, de acordo com o cargo. Ou seja, sua função é assegurar que os funcionários tenham acesso adequado somente aos recursos tecnológicos necessários.
Dessa forma, o gerenciamento por parte dos administradores de TI pode ser feito por meio de modificações que rastreiam e relatam políticas corporativas e regulatórias de cibersegurança.
Neste #BlogSW, entenda mais sobre o assunto.
O que é Identity and Access Management (IAM)?
Em uma empresa, o IAM pode ser um único produto ou uma mescla entre processos, softwares, serviços de nuvem e hardware. O mais importante é promover visibilidade e controle dos usuários que possuem acesso.
Além disso, as ferramentas do IAM são capazes de otimizar a produtividade, já que simplificam o acesso dos funcionários aos meios que eles necessitam.
Como o IAM aumenta a segurança cibernética do seu negócio
Quando o assunto é nuvem, entendemos que os dados são armazenados remotamente e acessados pela internet, facilitando que usuários se conectem a partir de qualquer local ou dispositivo. É o caso do trabalho remoto, modelo cada vez mais adotado no mundo dos negócios. Contudo, a identidade se torna o fator que controla o acesso.
Antes da adoção da nuvem, para um cibercriminoso acessar arquivos confidenciais na dashboard corporativa de uma empresa, ele teria que passar pelo firewall de proteção da rede interna, acessar fisicamente o servidor ou subornar um funcionário interno.
Hoje, no entanto, essas credenciais mudaram. Com a nuvem em alta, o login dos funcionários é realizado em um navegador ou aplicativo, e os cibercriminosos só precisam das credenciais e conexão com a internet para acessar a rede.
Por isso, a etapa de autenticação, em seguida ao login, é essencial: ela é realizada por meio de informações biométricas do usuário.
Assim, os administradores acompanham os processos e, em caso de falhas, ataques cibernéticos ou acesso suspeito, é possível identificar de onde e como surgiu.
Leia mais no #BlogSW: Redefinindo a estrutura do seu negócio com o SASE
Além disso, o IAM auxilia na obtenção de relatórios de forma prática, o que mantém a empresa alinhada com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), embora as regulamentações variem de acordo com a indústria e o país.
Agora, ciente da importância do IAM, conheça a SECUREWAY e fale com um de nossos especialistas para ter acesso às melhores soluções do mercado.