Skip to content
Secureway
Bandeira dos Estados Unidos Bandeira da Espanha
Secureway
  • HOME
  • A SECUREWAY
    • Quem Somos
    • Clientes
    • Parceiros
    • Casos de Sucesso
    • Trabalhe Conosco
  • SOLUÇÕES
    • Cloud
    • Continuidade do Negócio
    • Proteção de Informação
    • Transformação do Negócio
    • Wireless
  • SERVIÇOS
    • Consultoria
    • Gestão de Segurança
    • Governança e Continuidade de Negócios
    • Monitoramento
    • Outsourcing
    • Resposta a Incidentes
    • Smart-NOC
    • Soc
    • Suporte Especialista
    • Gerenciamento de Endpoints
    • Segurança Ofensiva
    • Proteção Contra Riscos Digitais (DRP)
  • BLOG SW
  • Área do Cliente
  • Fale Conosco
Bandeira dos Estados Unidos Bandeira da Espanha
Proteção

Brasil sob ataque: 23 bilhões de ameaças no primeiro semestre de 2023

HomeProteçãoBrasil sob ataque: 23 bilhões de ameaças no primeiro semestre de 2023
  • admin
  • No Comment

Brasil sob ataque: 23 bilhões de ameaças no primeiro semestre de 2023

América Latina sofreu 63 bilhões de ações hackers nos seis primeiros meses do ano. Maior país da região lidera o ranking, sendo os setores mais afetados tecnologia, manufatura, governo, telecomunicações e saúde. Proteja sua empresa

À medida que os cibercriminosos continuam a adaptar suas técnicas e a executar ataques mais sofisticados, o Brasil sob ataque permanece na lista dos relatórios globais.

Divulgado recentemente pela Fortinet, o Global Threat Landscape da FortiGuard Labs, traz uma análise dos riscos significativos para empresas de todos os portes e segmentos, bem como a análise da atividade do crime cibernético de janeiro a junho de 2023.

Foram identificadas, na América Latina e no Caribe, de acordo com o estudo, 63 bilhões de ameaças cibernéticas, sendo que o Brasil lidera essa lista com 23 bilhões, seguido de México (14 bi), Venezuela (10 bi), Colômbia (5 bi) e Chile (4 bi), compondo o top 5. Estas informações foram apresentadas durante o Fortinet Cybersecurity Summit 2023, em São Paulo.

A sofisticação das ferramentas e o alto nível de direcionamento dos ataques é um dos principais alertas aos líderes de TI e segurança. Para Frederico Tostes, country manager da Fortinet Brasil e vice-presidente de Cloud para América Latina e Canadá, “o setor tem um grande desafio relacionado à escassez de habilidades em segurança cibernética, que tem afetado empresas em todo o mundo, principalmente o Brasil.”

Outro ponto que é observado não apenas na região, mas globalmente, é a falta de profissionais treinados e qualificados. Por isso, um recurso estratégico é a contratação de empresas especializadas que combinam talentos, soluções e serviços, para monitorar e proteger os ambientes corporativos. A seguir, acompanhe os principais insights do relatório.

Quais são os destaques dos ataques cibernéticos em 2023

Para o estrategista-chefe de Segurança e vice-presidente de Inteligência Global contra ameaças do FortiGuard Labs, Derek Manky, “a interrupção do cibercrime é um esforço global que exige a colaboração entre setores público e privado, além de investimento em serviços de segurança baseados em Inteligência Artificial.”

A IA é um recurso que vem sendo explorado e é um dos destaques em inovação de segurança, mas que deve ser utilizado com atenção. Segundo o Gartner 41% das empresas entrevistadas pelo estudo relataram já ter sofrido uma violação de privacidade conhecida ou um incidente de segurança cibernética, mesmo com o uso da Inteligência Artificial.

Por isso, a recomendação é investir nas inteligências de ameaças acionáveis que auxiliam os times de segurança a priorizarem proativamente os esforços de correção e responder às ameaças mais rapidamente, principalmente quando as ameaças continuam a crescer.

Segundo os pesquisadores do FortiGuard Labs, as principais tendências a serem destacadas para que os times de segurança estejam atentos são:

1. Ransomware: registrou-se picos de crescimento das variantes deste malware nos últimos anos, os quais são impulsionados pela adoção de ransomware como serviço (RaaS). Mesmo em declínio, os especialistas reforçam que os cibercriminosos estão utilizando essa modalidade de forma cada vez mais específica e direcionada, principalmente porque têm interesse em aumentar o ROI das ações criminosas.

2. Exclusividade de expoits: foram descobertas mais de 10 mil vulnerabilidades, as quais destacam os diferentes tipos de ataques maliciosos dos quais as equipes de segurança precisam estar atentas. Esse número é 68% superior do que cinco anos atrás, o que indica a multiplicação e a diversificação neste curto período.

3. Wipers: os limpadores, como são conhecidos os wipers, continuam a ser aplicados por grupos cibercriminosos que visam organizações dos setores de tecnologia, manufatura, governo, telecomunicações e saúde.

4. Botnets estão nas redes por mais tempo: essa é uma das principais descobertas dos pesquisadores do FortiGuard Labs — aumento exponencial no número total de “dias ativos”. Isso compreende o tempo entre a primeira tentativa de um botnet em um sensor até o último. No primeiro semestre de 2023, o tempo médio foi de 83 dias, aumento que supera em mil vezes o registrado há cinco anos.

Como a SECUREWAY apoia a segurança da sua empresa

De acordo com os pesquisadores da FortiGuard Labs, as indústrias que sofreram mais ataques no Brasil nos primeiros seis meses de 2023 foram as de tecnologia, manufatura, governo, telecomunicações e saúde.

As motivações são variadas, mas se conectam entre serem áreas fundamentais para o funcionamento da sociedade, bem como algumas delas passam pelo processo de Transformação Digital.

Por isso, a recomendação é identificar tendências notáveis em táticas de ataque e criar planos de segurança para cada tipo de negócio. Afinal, quanto mais tempo uma empresa passa desprotegida ou invadida sem ser identificada, maiores são os danos e os riscos.

Desta forma, conte com o time de especialistas da SECUREWAY e os planos estruturados em cibersegurança para a continuidade dos negócios.

Consulte agora um especialista

BLOG SW

Case SW: Como a SECUREWAY protegeu o trabalho remoto de uma indústria com operações distribuídas

Deepfakes e cibersegurança: como proteger sua empresa contra golpes com áudio e vídeo falsificados

Zero Trust na prática: estratégia essencial para a segurança corporativa moderna

Tags:2023 23 bilhões ameaças cibernéticas América Latina ataques ataques cibernéticos Brasil Brasil sob ataque ciberacatacantes ciberataques Cibersegurança Fortinet monitoramento mundial primeiro semestre primeiro semestre 2023 região registrados registro SECUREWAY Segurança segurança cibernética Segurança da Informação Serviços suporte especialista SW

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais de uma década de experiência em cibersegurança e infraestrutura aliadas à inteligência e tecnologia de ponta. Equipe altamente qualificada e treinada, as melhores ferramentas do mercado e serviços especializados para oferecer soluções e projetos totalmente personalizados.

Navegue

  • Inicio
  • Quem Somos
  • Nossos clientes
  • Nossos parceiros
  • Trabalhe conosco

Saiba mais

  • Soluções
  • Serviços
  • BlogSW

Contato

  • Fale conosco
  • Área do Cliente

Saiba mais

Youtube Instagram Facebook Linkedin
  • São Paulo (SP)
    Alameda Santos, 2326 - cj. 11 e 12
    Cerqueira Cesar– 01418-200
  • Fortaleza (CE)
    Av. Desembargador Moreira, 1300, cj. 1107/1109 - Aldeota - 60170-002
  • Vitória (ES)
    Rua Constante Sodré, 750 - Cj. 1102/1103 Santa Lucia - 29056-310
2026 © Todos os direitos reservados SECUREWAY
Desenvolvido por: RSG Tecnologia
error: O conteúdo está protegido !!
Utilizamos cookies para garantir que lhe proporcionamos a melhor experiência no nosso website. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.