Segurança e disponibilidade para as vendas de fim de ano
Com expectativa de aumento em relação ao volume registrado na Black Friday e no Natal do ano passado, o varejo chega ao quarto trimestre com a expectativa de melhores resultados. Para alcançá-los, é preciso mitigar as falhas e manter a segurança das plataformas de compras. Saiba como
Com duas importantes datas no calendário — Black Friday (BF) e Natal —, as vendas de fim de ano representam uma parcela considerável do faturamento anual do varejo. Tanto é que 55% dos lojistas brasileiros preveem um volume maior em 2023 na BF em comparação ao que foi registrado no último ano, de acordo com um relatório do Reclame AQUI e a Linx.
Mesmo em um cenário otimista, este é um momento de atenção para os profissionais de duas áreas críticas e que são as responsáveis por manter a disponibilidade dos sistemas: a infraestrutura e a segurança.
A primeira tem relação direta com a disponibilidade dos sistemas requeridos para as vendas tanto nas lojas físicas quanto nos canais online. A omnicanalidade, como é conhecida essa modalidade, tem crescido e exigido das empresas maior atenção e estrutura para suportar a alta quantidade de acessos e as integrações.
Já a segunda, a segurança, é um ponto crítico, principalmente neste período em que há o aumento da movimentação de dados valiosos, como as informações de clientes. Com isso, os ciberatacantes miram os negócios em busca de brechas para adentrarem os ambientes corporativos e obterem vantagens financeiras por meio de suas ações.
Continue a leitura para entender como uma paralisação pode gerar prejuízos imensos na sua empresa!
Infraestrutura para vendas de fim de ano
Quanto custa o minuto da sua empresa parada? Se ainda não fez essa conta, é fundamental que compreenda e entenda a importância de ter uma infraestrutura robusta e que acompanhe o fluxo das vendas em todos os canais.
Quando há uma indisponibilidade, todos os canais podem ser afetados, causando prejuízos para além da falta de vendas, como abrindo brechas para que cibercriminosos se aproveitem das falhas para atuar.
Assim, empresas varejistas de todos os portes devem criar estruturas com capacidade para integrar os dados dos clientes, meios de pagamento, logística e atendimento em seus sistemas de gerenciamento.
Nos dias atuais, dados são o principal ativo de um negócio, principalmente no setor de varejo que trafega milhares deles todos os dias. Essas informações são utilizadas pelos líderes de negócios para entender o perfil do público-alvo, preparar campanhas de ofertas e descontos específicos para cada um, entre outros, as quais acabam sendo visadas pelos ciberatacantes para obterem vantagens financeiras.
Para gerenciar toda a infraestrutura, identificar os riscos operacionais e diminuir a possibilidade de falha e indisponibilidades, recomenda-se serviços inteligentes de monitoramento, como o SMART-NOC, capaz de auxiliar no planejamento e evitar pausas, mitigando, consequentemente, prejuízos financeiros ao negócio e danos à reputação da marca.
Sua empresa segura
Outro ponto crucial nas vendas de fim de ano são os ciberataques. Em busca de oportunidades para invadir os sistemas para bloqueá-los e obter vantagens financeiras, os agentes mal-intencionados diversificam e sofisticam os tipos de ataque ano a ano. Um deles é o ransomware e, para saber como acontece, acesse este conteúdo do blogSW.
Nestas épocas específicas, esses grupos de hackers se aproveitam dos acessos e do número de transações que se multiplicam, assim como as buscas e as compras para atuarem de forma mais intensiva.
Diante dessa movimentação de ativos valiosos, caso não haja uma política de segurança juntamente com ferramentas e monitoramento implementados, a empresa pode estar sujeita a prejuízos reais e gigantescos decorrentes de indisponibilidades e de ataques cibernéticos.
Portanto, os times de TI e de segurança começam a se preparar com meses de antecedência para as vendas de fim de ano, reforçando o quanto é preciso planejar, entre outros pontos, a expansão de capacidade em nuvem e/ou dos servidores para que a estrutura suporte a quantidade acentuada de acessos e requisições.
Tenha um parceiro completo para te apoiar
Para proteger a sua empresa e aproveitar os resultados das vendas de fim ano, é recomendado ter um parceiro especialista em infraestrutura e cibersegurança responsável pelo mapeamento de todo o ambiente corporativo, por entender as necessidades específicas do negócio, implementar as soluções recomendadas e acompanhar no monitoramento ativo.
O ponto de partida é com o teste de intrusão, também conhecido como PENTEST que simula invasões reais e identifica as portas de entrada em uma empresa, possibilitando a sua correção e minimizando as brechas, principalmente em datas especiais que requerem alta disponibilidade da infraestrutura.
Também são recomendados o WAF, que é uma camada de proteção extra entre o sistema da empresa e a internet; e as proteções como antivírus, EDR e firewall, que devem ser atualizadas e programadas para identificar e emitir os sinais de alerta.
Além de manter a cópia das informações de forma completa, recorrente e em segurança, evitando que sejam perdidas ou vazadas em caso de incidentes. Ferramentas de backup inteligente e estruturado são essenciais para recuperação rápida e bloqueio de acessos não autorizados.
Por fim, treinar e conscientizar os colaboradores e os usuários também é fundamental, reforçando o cuidado com e-mails, websites e tratamento de dados, da mesma forma em que devem estar atentos aos terminais físicos de escritórios e pontos de vendas e atendimento, por exemplo.
A combinação básica de soluções para prevenção, identificação e resposta rápida é essencial para compor o plano de infraestrutura e segurança da sua empresa durante as vendas de fim de ano. Invista nelas para aumentar seus resultados e evitar a indisponibilidade com o time de especialistas da SECUREWAY.