Com projeto especializado e sob medida, VIA VAREJO passa por Transformação Digital com auxílio das soluções FORTINET e apoio SECUREWAY.
“Na Via Varejo, estamos sempre atentos à segurança, seja quando tratamos dos ambientes internos ou para nossos clientes finais. São muitos colaboradores, clientes e parceiros, por isso, para o sucesso de qualquer negócio, é fundamental que todos os dados sejam mantidos em segurança e sigilo. Com auxílio das soluções FortiGate e FortiManager, ambas da Fortinet, conseguimos bloquear mais de 3 milhões de requests de robôs. Nossa empresa costuma sofrer ataques e tentativas de fraude, o que gera um grande risco. Por isso, precisamos das ferramentas, sistemas e todo o suporte para estarmos realmente seguros. As soluções da Fortinet nos entregam tudo isso”, explica Marcio Borges, Gerente de Infraestrutura da Via Varejo.
A empresa é uma das maiores varejistas de eletroeletrônicos do Brasil e do mundo, responsável pela administração das lojas físicas e do e-commerce das marcas Casas Bahia e Pontofrio, além do site do Extra e da fábrica de móveis Bartira. Fundada em 2010 como Globex Utilidades S/A e oficializada com a razão social de Via Varejo S.A. em 2012, está presente em mais de 400 municípios brasileiros (20 estados e no Distrito Federal), com cerca de mil lojas físicas, 26 centros de distribuição e entrepostos. São aproximadamente 47 mil colaboradores em todo o país. A companhia possui capital aberto na BM&FBOVESPA desde 2013.
Por conta da Transformação Digital, a Via Varejo buscou soluções para evoluir de forma consciente e segura, pois para a empresa a segurança de sua rede e principalmente de seus clientes é fundamental.


Parte da equipe Via Varejo atuando com apoio da Secureway durante a Black Friday (Imagem: Acervo Secureway)
Fase 1: segurança, rendimento operacional e desempenho de equipamentos
Em época de renovação de licença dos firewall, a Via Varejo submeteu-se a uma avaliação de mercado em busca de novas e melhores soluções para o aprimoramento digital. Entre as propostas avaliadas, chegou-se à conclusão de que os recursos Fortinet com serviços Secureway atenderiam às necessidades. Já nas primeiras substituições de firewall, a empresa pôde perceber uma grande mudança, principalmente na robustez dos equipamentos.
Após as primeiras trocas, foram realizadas implementações dos FortiGate, da Fortinet, no datacenter de São Caetano do Sul e um cluster de FortiGate em Hortolândia, ambas no estado de São Paulo. Também foi implementada a solução FortiManager, que foi muito efetiva em duas ocasiões importantes:
A primeira, durante a Black Friday, em novembro de 2017. Neste período inicial da Via Varejo com as soluções da Fortinet, foi constatada a efetividade dos FortiGate durante um período de altíssimo volume de acessos devido à ação mundialmente reconhecida pelo mercado. Nesta data sazonal, a companhia registrou, em quatro dias (de quinta-feira a domingo), o volume de vendas equivalente a 20 dias de vendas em um período considerado “normal”. Foram mais de 3 milhões de requests de robôs bloqueados, além de inúmeros registros de ataques sofridos por usuários tentando fraudar o sistema. Mesmo com o alto número de acessos, os FortiGate mantiveram o alto desempenho e a segurança esperada, sem apresentar problemas.
Outra situação que vale destacar é o caso de ataques internos nos equipamentos da empresa. Com o suporte da Fortinet e da parceira Secureway, foi possível localizar, por meio do IPS, quais eram as fontes dos eventos e, assim, interromper todos os ataques de forma efetiva.
“Hoje, a Via Varejo tem equipes que possuem janelas diferentes para atender aos usuários de acordo com suas necessidades: gerenciar VPNs, carga de trabalho front-end e nuvem de back-end, segmentando, assim, o firewall e permitindo um melhor custo benefício”, complementa Borges.
Fase 2: Ampliando desempenho e segurança
Após o sucesso da primeira etapa, a companhia estendeu o processo de Transformação Digital, desempenho e segurança para todas as lojas físicas do país com a implantação de UTMs locais. Grandioso, o projeto visava aumentar a segurança dos ambientes de lojas; a elevação de desempenho nos acessos de sistemas internos e internet; a redução da necessidade do consumo de links do database central e o controle de acessos, incluindo o wi-fi livre oferecidos aos clientes que poderiam, então, utilizar o sinal das lojas mediante login com cadastro rápido – o que também auxilia no relacionamento e no aumento do banco de dados.
”Com a implementação dos UTMs, conseguimos maior escalabilidade e mais agilidade no deploy das regras essenciais à continuidade do negócio. Além disso, aumentamos a camada de segurança de todas nossas lojas”, comenta o gerente de infraestrutura, que também destaca benefícios em regras de negócios, como PCI e homologações de pagamentos, facilidade de gestão das ferramentas e aumento da visibilidade do tráfego.
Oito meses foi o tempo de implementação das UTMs nas mais de mil lojas em todas as regiões do país, o que consagra um projeto com grande agilidade e eficiência, já que não houve necessidade de rollback em nenhuma etapa. Não há dúvidas que a destreza e o sucesso são o resultado de uma combinação dos fatores: disponibilidade da empresa, qualidade dos equipamentos utilizados e capacidade técnica da equipe de implementação.
Satisfação e benefícios
A Via Varejo tinha como objetivo acompanhar a Transformação Digital exigida pelo mercado, além de melhorar a segurança interna e externa dos dados da empresa e dos clientes. Após analisar tais premissas, chegou-se à conclusão de que a Fortinet e a Secureway atenderiam às demandas. Desde a implementação, não foram registrados problemas nos equipamentos Fortinet. Até o momento, é possível afirmar que a companhia não teve casos de falhas no firewall e que o índice de disponibilidade dos FortiGate é de 100%, garantindo performance, desempenho e segurança para toda rede da empresa varejista, com soluções capazes de suportar volumes exorbitantes de acessos – caso do período de promoções da Black Friday –, assegurando à equipe de TI da Via Varejo maior tranquilidade e controle.
Detalhes:
Cliente: Via Varejo Setor: Varejo – Eletroeletrônicos e Móveis Sede: São Caetano do Sul – São Paulo, Brasil Lojas: 1.000 unidades em 20 Estados (+ DF) do Brasil
Soluções:
● FortiManager, FortiGate e FortiGate VM.
Impacto nos negócios
● Maior confiabilidade e segurança física dos devices;
●Maior robustez dos equipamentos, registrando maior capacidade de processamento em período de alta demanda de compras, como a Black Friday;
● Melhoria na segurança de dados da base de clientes e na rede de internet, além do wi-fi disponível nas lojas;
● Melhoria na qualidade do serviço do dia a dia para o público interno devido à rapidez da conectividade;
● Melhoria no controle e gestão dos NGFW de todos os datacenters e na proteção da rede;
●Aumento da confiança com a segurança de nossos equipamentos gerada pela prestação de serviço, proximidade e disponibilidade da Fortinet/Secureway com a Via Varejo;
●Maior agilidade na resolução de problemas e prevenção de ataques e fraudes nas lojas físicas.